Prémio Técnico Excelência no Ensino

O Prémio Técnico de Excelência no Ensino foi proposto pelo Conselho Pedagógico em 2012 de forma a reconhecer e incentivar a excelência pedagógica no Instituto Superior Técnico. Este prémio individual de elevado prestígio é entregue anualmente no dia do Técnico e contribui para a valorização geral do ensino no Técnico, e para a valorização curricular dos premiados.

A atribuição deste prémio é baseado nas respostas dos estudantes que considera estes docentes como merecedores de nota máxima (9 numa escala de 1 a 9) em todos os critérios de avaliação, medidos pelo sistema de qualidade das unidades curriculares (QUC).

Nuno Martins
Prémio Técnico Excelência
1.º ciclo

Álgebra Linear (LEEC)

Nuno Martins nasceu em Beja, é casado e tem três filhos. É licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Matemática também pelo Instituto Superior Técnico. Leciona no Técnico desde Outubro de 1992. É Professor Auxiliar do Departamento de Matemática do Técnico e membro do CAMGSD desde 2002. Tem uma paixão enorme em ensinar Álgebra Linear. Tem sido um dos responsáveis por esta UC desde 2002. Considera ser um permanente desafio, o contacto com as diversas gerações de alunos de todas as licenciaturas do Técnico. Já orientou alunos de doutoramento e de mestrado. Tem concretizado os seus interesses de investigação em Álgebras de Operadores, Sistemas Dinâmicos e Aplicações, com diversas publicações científicas.

Octávia Monteiro Gil
Prémio Técnico Excelência
2.º ciclo

Efeitos Biológicos das Radiações (MPSR)

Octávia Monteiro Gil, nasceu em Lisboa (1960), é casada e tem dois filhos. Licenciou-se em Química (1985) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde também obteve o grau de Doutor (2008) no ramo de Biologia, especialidade de Genética.

É investigadora principal integrada do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares do Instituto Superior Técnico. É membro do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares no grupo de investigação de Proteção e Segurança Radiológica (GPSR).

É responsável pela Unidade Curricular do 2º ciclo Efeitos Biológicos da Radiação oferecida ao Mestrado em Proteção e Segurança Radiológica do DECN, e ao Mestrado em Física Médica da Universidade de Lisboa.

As principais áreas de trabalho relacionam-se com toxicologia genética, cancro, radiobiologia, dosimetria biológica, proteção radiológica e emergências radiológicas. Tem interesse nos estudos relacionados com os efeitos precoces e tardios induzidos por exposição a radiação.

Envolvida em vários projetos nacionais e internacionais na área dos riscos, resposta a emergências/ acidentes radiológicos, e efeitos biológicos decorrentes de exposição a radiação ionizante.

Paulo Lobato Correia
Prémio Técnico Excelência
2.º ciclo

Processamento Multimédia Baseado em Aprendizagem (MEEC)

Paulo Lobato Correia nasceu em Portalegre, é casado e tem dois filhos. É Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa e Investigador Sénior do Grupo de Processamento de Sinal Multimédia do Instituto de Telecomunicações(IT).

Após uma curta experiência nos operadores de telecomunicações (CTT e TLP) enquanto estudava no IST, ingressou na carreira docente em 1989, inicialmente no ISCTE-IUL, e tendo ingressado no IST em 1990 como Assistente. Desde então tem lecionado um leque variado de disciplinas da Área Científica de Telecomunicações do DEEC (Fundamentos de Telecomunicações, Sistemas de Telecomunicações, Sistemas de Comunicações Móveis, Redes de Computadores, Processamento Digital de Imagem, Processamento Multimédia baseado em Aprendizagem, Sistemas de Biometria), focando áreas como a comunicação através da Internet, ou o processamento de imagem, vídeo e sinais multimédia, recorrendo a técnicas de aprendizagem automática.

É atualmente Coordenador da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) do IST (2021-2024) e membro do Plenário do Conselho Pedagógico do IST (2021-2024).

Participou em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais relacionados com a análise e processamento de imagem e vídeo. Por exemplo, foi Vice-Chair do projecto europeu COST IC1106 “Integrating Biometrics and Forensics for the Digital Age” (2014–2016).

Foi Editor in Chief da revista científica IET Biometrics (2020–2023). Foi Area Editor (para a área de Multimédia) da revista Elsevier Signal Processing (2018–2020). Foi Editor Associado das revistas IEEE Transactions on Circuits and Systems for Video Technology (2006–2014), Elsevier Signal Processing (2005–2017), e IET Biometrics (2013–2019). Foi Editor Convidado de números especiais de várias revistas científicas como Elsevier Pattern Recognition Letters ou IET Biometrics, e colaborou na organização de muitas conferências internacionais comogeneral chair, technical program chair, finance chair ou special sessions chair, entre outros.

É Presidente do Comité Português de Normalização sobre Biometria (CT226) (2023-2025). É membro fundador do Advisory Board da associação European Signal Processing Association (EURASIP), e foi o líder eleito do comité técnico da EURASIP sobre “Biometrics, Data Forensics and Security” (2018–2020).

É autor ou coautor de mais de 150 publicações científicas em revistas e conferências. As principais áreas de investigação incluem processamento de sinais de imagem e vídeo, com foco em sinais de biometria para efeitos de reconhecimento de pessoas, mas também aplicações médicas, desportivas ou forenses, entre outras.