Mensagem do Presidente
No dia 23 de maio de 1911, foi publicado em Diário da República o despacho que criou o Instituto Superior Técnico. Desde então, ao longo de 114 anos de história, o Técnico tem-se afirmado como uma instituição de excelência, comprometida com a formação de gerações de profissionais altamente qualificados e com a produção de conhecimento científico e tecnológico ao serviço da sociedade.
A visão dos nossos fundadores mantém-se, hoje, tão atual e necessária como no momento da criação do Instituto: formar com rigor, investigar com ambição e inovar com impacto. Num tempo marcado por profundas transformações tecnológicas, sociais e económicas, e por desafios globais cada vez mais exigentes, a missão do Técnico revela-se não apenas relevante, mas indispensável.
Ao longo das décadas, o Técnico tem contribuído decisivamente para o progresso económico, social e tecnológico de Portugal, formando profissionais que lideram nas empresas, na indústria, na administração pública, na academia, no setor dos serviços e nas mais diversas áreas da sociedade. A sua capacidade para atrair e desenvolver talento, promover o espírito crítico, fomentar o empreendedorismo e transformar conhecimento em valor tem sido um pilar fundamental para a construção de um país mais próspero, mais justo, mais competitivo e mais preparado para o futuro.
Celebrar 115 anos é, antes de mais, renovar o compromisso com os valores que sempre nortearam o Técnico: o mérito, a exigência, a liberdade académica, a responsabilidade social e o serviço ao bem comum.
É essa missão, que nos guia desde 1911, que continuaremos a cumprir com dedicação, com ambição e com responsabilidade, honrando a nossa história e preparando, todos os dias, o futuro que queremos ajudar a construir.
Rogério Colaço
Presidente do IST