Professores Distintos

Com o objetivo de distinguir os professores e investigadores que contribuem de forma excecional para o dinamismo do Instituto Superior Técnico foi criada a distinção “Técnico Distinguished Professor/ Professor Distinto do Instituto Superior Técnico”.

Reconhece os professores e investigadores do Técnico que contribuem de forma excecional para o dinamismo do Técnico, com impacto muito elevado nas diferentes dimensões da atividade de um professor/investigador universitário, e que representam e lideram a nossa comunidade académica de acordo com os padrões académicos mais elevados.

O júri é constituído pelos Presidentes dos diferentes órgãos do Técnico; Conselho de Gestão, Conselho Científico e Conselho Pedagógico e ainda por duas individualidades exteriores ao Técnico, nomeadas pelo Presidente do Técnico. A distinção é atribuída no Dia do Técnico.

Teresa Duarte

Em reconhecimento pelas contribuições excecionais para a liderança científica nas áreas da mecanoquimica e cristalografia, para a valorização e disseminação do conhecimento científico, e para a formação avançada, que juntamente com as suas contribuições para a gestão universitária projetaram o Instituto Superior Técnico no país e além-fronteiras.

Teresa Duarte é Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico (IST), Departamento onde actualmente exerce o cargo de Presidente. É investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE) e do Laboratório Associado IMS – Institute of Molecular Sciences, onde foi Coordenadora do Grupo “Desenho, síntese e toxicologia de moléculas bioativas” até Dezembro de 2023.

Concluiu a licenciatura em Engenharia Química no IST onde também se doutorou. Desenvolveu a maior parte do seu trabalho experimental de doutoramento no estrangeiro com bolsas do British Council e da Fulbright. Durante o pós-doutoramento foi bolseira da Fundação Alexander von Humboldt.

Recebeu o prémio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, “Estímulo à Excelência”, e em 2016 foi eleita uma das “100 Mulheres na Ciência em Portugal”. Em 2017 recebeu uma Senior Fellowship do Instituto de Estudos Avançados “Alma Mater Studiorum” na Universidade de Bolonha.

Coordenou vários projetos de investigação no IST, que permitiram a implementação da Infraestrutura de Difração de Raios X no CQE/IST e a sua constante atualização. A infraestrutura tem apoiado fortemente a formação de estudantes de graduação e de pós-graduação, e está aberta a toda a comunidade.

Os seus interesses científicos focam-se na área da Química Farmacêutica, aplicando técnicas de síntese verde no desenvolvimento de produtos farmacêuticos, no seu controlo polimórfico e na aplicação de princípios de engenharia de cristais e de química supramolecular no aperfeiçoamento das suas propriedades fisico-quimicas. É pioneira em Portugal no uso da Mecanoquímica como técnica de síntese, liderando em Portugal, o Projecto Horizon Europe, IMPACTIVE “Processos mecanoquímicos inovadores para a sintese verde de produtos farmacêuticos”.

De 2016 a 2020 foi membro não executivo do Conselho de Administração da A3ES, Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em Portugal. De 2009 a 2017 ocupou o cargo de Vice-Presidente do Conselho Científico do IST. Foi Vice-Coordenadora do CQE de 2008 a 2012. Foi membro fundador da European Crystallographic Association (ECA), onde ocupou um cargo executivo (2000-2006), actualmente é a representante portuguesa junto da Associação. Desde 2016 é delegada portuguesa na União Internacional de Cristalografia.

É autora de mais de 250 artigos publicados em revistas internacionais.

Paulo Martins

Em reconhecimento pelas contribuições excecionais para o ensino, transferência de conhecimento e para a liderança científica a nível nacional e internacional na área dos processos de fabrico por deformação plástica que, juntamente com as suas contribuições para a gestão universitária, projetaram internacionalmente o Técnico.

Paulo Martins é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico. É licenciado (1984), doutorado (1991) e agregado (1999) em engenharia mecânica (1999) pelo Instituto Superior Técnico, e recebeu o grau de Doctor Technices Honoris Causa, pela Universidade Técnica da Dinamarca (2018).

É Fellow da International Academy for Production Engineering (CIRP), e foi distinguido com vários prémios dos quais merecem destaque, o International Prize for R&D in Precision Forging pela Japan Society for Technology of Plasticity (2021), o Thomas Hawksley Gold Medal da Institution of Mechanical Engineers do Reino Unido (2015), o Thatcher Bros Prize pela Manufacturing Industries Division Board da Institution of Mechanical Engineers do Reino Unido (2015), o Donald Julius Groen Prize da Structural Technology and Materials Group do Institution of Mechanical Engineers do Reino Unido (2008), o A.M. Strickland Prize da Manufacturing Division do Institution of Mechanical Engineers do Reino Unido (2005), e o Prémio Cientifico Universidade de Lisboa/Santander Universidades na área cientifica de Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial (2018).

Foi Visiting Professor da Universidade Técnica da Dinamarca (1998-1999, 2007, 2015), Velux Visiting Professor da Universidade Técnica da Dinamarca (2013), Visiting Professor da Universidade de Okayama, Japão (2007), Visiting Professor da Universidade Técnica de Dortmund, Alemanha (2007, 2013, 2015 e 2021) e Visiting Professor do Indian Institute of Technology, Bombay, India, (2019). Desenvolve a sua atividade de investigação e de transferência de tecnologia no domínio dos processos de fabrico e, em particular, na área dos processos de deformação plástica, de ligação por deformação plástica e, mais recentemente, de fabrico aditivo híbrido de metais por arco elétrico.

Exerceu vários cargos de gestão no Instituto Superior Técnico dos quais se destaca a coordenação da licenciatura (2003-2006), mestrado e doutoramento (2001-2002) em engenharia mecânica, e a presidência do Conselho Científico (2009-2012) e do Conselho de Escola (2017-2020). Integrou diversos grupos de trabalho nos Órgãos de Gestão do Instituto Superior Técnico, tais como os que prepararam o modelo de avaliação de docentes (2010) e a organização da formação superior associada ao Processo de Bolonha (2005).