Professores Distintos

Com o objetivo de distinguir os professores e investigadores que contribuem de forma excecional para o dinamismo do Instituto Superior Técnico foi criada a distinção “Técnico Distinguished Professor/ Professor Distinto do Instituto Superior Técnico”.

Reconhece os professores e investigadores do Técnico que contribuem de forma excecional para o dinamismo do Técnico, com impacto muito elevado nas diferentes dimensões da atividade de um professor/investigador universitário, e que representam e lideram a nossa comunidade académica de acordo com os padrões académicos mais elevados.

O júri é constituído pelos Presidentes dos diferentes órgãos do Técnico; Conselho de Gestão, Conselho Científico e Conselho Pedagógico e ainda por duas individualidades exteriores ao Técnico, nomeadas pelo Presidente do Técnico. A distinção é atribuída no Dia do Técnico.

Luís Oliveira e Silva

Luís Oliveira e Silva é Professor Catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, e lidera o Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear. É também Visiting Professor do Departamento de Física da Universidade de Oxford.

É licenciado em Engenharia Física Tecnológica (1992), com doutoramento (1997) e agregação (2005) em Física pelo Instituto Superior Técnico. Foi Post Doctoral Researcher da Universidade da Califórnia Los Angeles entre 1997 e 2001. As suas contribuições científicas estão centradas na interação de lasers e feixes de partículas com plasmas no laboratório e em astrofísica.

Recebeu duas Advanced Grants do Conselho Europeu de Investigação (2010 e 2015), a distinção Jovem Cientista 2009 no Summer Davos do World Economic Forum, o Prémio Científico IBM em 2003 e o 2001 Abdus Salam International Center for Theoretical Physics Medal for Excellence in Nonlinear Plasma Physics by a Young Researcher.

É membro do World Economic Forum, e foi eleito para a Global Young Academy e fellow da American Physical Society em 2009, e fellow da European Physical Society em 2017. É Fellow da European Academy of Sciences e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 2019.

Foi condecorado como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Portuguesa em 2016.

Foi Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior Técnico entre 2013 e 2020.

O seu motto é “Exceder-se de tal forma que não seja possível conceptuar-se”, atribuído por Mário Cesariny ao poeta António Maria Lisboa.

É pai de duas gémeas idênticas, Ema e Eva, nascidas em Fevereiro de 2012.

Vítor Cardoso

Vítor Cardoso nasceu na Póvoa de Varzim, estudou no liceu Eça de Queirós e licenciou-se em Engenharia Física no Instituto Superior Técnico. É Professor Catedrático no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico e no Instituto Niels Bohr, Universidade de Copenhaga. É Investigador ERC no Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA) e é Villum Investigator e DNRF Chair no NBI.

Doutorou-se em Física no Instituto Superior Técnico e fez investigação de pós-doutoramento em Saint Louis, Missouri e Oxford, Mississipi no Estados Unidos. Os seus interesses de investigação incidem sobre ondas gravitacionais e buracos negros e a física do espaço, e é um pioneiro em espectroscopia de buracos negros e testes da teoria de Einstein. É autor de um livro e de mais de 250 artigos publicados em revistas internacionais. A sua investigação foi distinguida três vezes pelo European Research Council e é um dos físicos teóricos com mais impacto na Europa.

Foi Presidente do Departamento de Física do Técnico entre 2021-2022, e Chair do GWverse, uma acção COST com várias centenas de membros, dedicada à astronomia de ondas gravitacionais e reconhecida pela Europa como um consórcio exemplar.

Supervisionou mais de 20 alunos de Mestrado, 10 alunos de doutoramento e 20 investigadores de pós-doutoramento, todos actualmente com carreiras bem-sucedidas na academia. Foi Van der Waals Professorial Chair em Amesterdão, Fellow no Perimeter Institute e na Waseda University, e Distinguished Visiting Professor na Universidade do Pará e em Roma.

Em 2015 foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem de Santiago D’Espada, pelas suas contribuições para a ciência. É membro eleito da Academia de Ciências de Lisboa, membro fundador da Sociedade Portuguesa de Relatividade Geral e Gravitação e membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia.